Glossary entry

inglês term or phrase:

cane sugar

português translation:

açúcar demerara (raw sugar)

Added to glossary by airmailrpl
Jan 31, 2022 15:38
2 yrs ago
72 viewers *
inglês term

cane sugar

inglês para português Arte/Literatura Cozinha/culinária
É um ingrediente de uma receita, e as receitas deste projeto costumam ser o mais saudáveis possível.

Eu perguntei ao cliente: "Is this standard sugar or something more specific?" e me responderam: "Cane sugar is made from sugar cane and not sugar beets. It's **brown sugar**, but not brown sugar with molasses. It's explained here: https://bit.ly/3KZweav."

Apesar do nosso açúcar comum ser geralmente feito de cana-de-açúcar, o produto utilizado na receita é "brown", como disse o cliente. Pensei em açúcar mascavo, mas este parece ser conhecido como "brown sugar". Também não é açúcar demerara.

Obrigada.
Change log

Jan 31, 2022 18:11: Matheus Chaud changed "Term asked" from "Cane sugar" to "cane sugar" , "Language pair" from "português" to "inglês para português" , "Field" from "Outra" to "Arte/Literatura"

Feb 9, 2022 15:49: airmailrpl Created KOG entry

Discussion

Aline Brito (asker) Feb 9, 2022:
Escolha: açúcar demerara Olá, pessoal. Desculpem minha ausência, mas fiquei indisponível por motivos pessoais nos últimos dias.
Muito obrigada pelas várias sugestões! Agradeço principalmente à Juliana Moretto e à Thais Janoti por seus diversos comentários e referências oferecidas, mas também sou grata a todos que contribuíram com explicações, referências e ideias. A pergunta teve bastante engajamento e fico feliz por isso.
Apesar do açúcar utilizado na receita original não ser o demerara (pois este contém melaço), decidimos que ele seria a melhor opção para o público do Brasil. Tivemos de adaptar, o que é frequentemente necessário como todos sabem, especialmente em receitas (na verdade, muitos argumentam que adaptar é exatamente o que fazemos o tempo todo, mas essa já é outra discussão).
Obrigada!
Mario Freitas Feb 3, 2022:
@ Robert I gave it up, my dear. Not only we don't get the right ingredients, but the cookies come out just too dark, like brownies. One solution would be to chop a regular chocolate and not use the Brazilian mascavo, but the chocolate melts entirely and mixes into the dough, and the taste is lousy compared to the original.
Another solution is what I had in Brasília: American friends from the ambassy. They bought Brown Sugar and Chips in the USA and let me borrow some. But that was 30 years ago...
airmailrpl Feb 2, 2022:
@ Mario I think I may need your recipe for chocolate chip cookies in Brazil - and where to buy the chocolate chips also
airmailrpl Feb 2, 2022:
USA has light brown sugar and dark brown sugar. When you go to the store, you'll see two types of brown sugar: light brown sugar and dark brown sugar. These names – light or dark – refer to the amount of molasses that is present in the sugar. Light brown sugar is what is used more often in baking, sauces and, glazes.Feb 14, 2019
The Difference Between Types of Sugar | My Baking Addiction
https://www.mybakingaddiction.com › types-of-sugar


The Difference Between Types of Sugar | My Baking Addiction
Mario Freitas Feb 2, 2022:
@ Robert That's the big difference between the American brown sugar and the Brazilian açúcar mascavo. Our version is made from molasses. That's why we make chocolate chip cookies in Brazil and they are dark brown, while in the USA they are beige.
airmailrpl Feb 2, 2022:
Is all brown sugar made with molasses? Is all brown sugar made with molasses?
Nutritional differences
In fact, most brown sugar is a mixture of white sugar and molasses, which is a type of sugar-derived syrup. Molasses is responsible for its darker color and slightly increases its nutritional value.Jun 7, 2019
Brown Sugar vs. White Sugar: What's the Difference?
https://www.healthline.com › nutrition › brown-sugar-v...

Today, though, brown sugar is most often produced by adding the cane molasses to refined white sugar crystals.

Commercial brown sugar is just two simple ingredients, white granulated sugar and molasses.

A little research told me that brown sugar is simply white sugar mixed with molasses. THAT IS ALL. That is the whole, 100% truth of brown sugar.
Mario Freitas Feb 1, 2022:
@ Thais Então que seja demerara. Acho que você não entendeu que a receita original deixa muito claro que NÃO é açúcar mascavo. Se a pessoa comprar e usar açúcar mascavo, não estará seguindo a receita.
Thais Janoti Feb 1, 2022:
Caso ajude para ter referências, este é o site de receitas da Bela Gil: https://belagil.com/receitas/

E os tipos de açúcar:
https://alimentesebem.sesisp.org.br/arquivos/noticia/tipos-d...

https://www.tjdft.jus.br/informacoes/programas-projetos-e-ac...

http://pat.feldman.com.br/o-que-e-rapadura/

E se precisar de ajuda, pode me mandar mensagem (:
Thais Janoti Feb 1, 2022:
É sempre importante levar o público em consideração. E como é uma receita, precisa ser fácil entender quais são os ingredientes necessários (e o nome do ingrediente deve ser consistente ao longo de toda a receita, então não é possível usar um termo primeiro e depois usar outro).

Usar "açúcar de cana" em uma receita para brasileiros não é claro e pode gerar confusão.

Eu cozinho há muitos anos (inclusive receitas saudáveis, veganas etc.) e nunca vi alguma receita que indicasse "açúcar de cana". Em receitas comuns, colocam "açúcar" simplesmente e em receitas saudáveis usam "açúcar mascavo", "melado de cana" ou até "açúcar demerara".

Se é açúcar escuro (como o cliente explicou), é necessariamente mascavo ou demerara; não tem outro (quem cozinha sabe haha).
A questão é que existe um açúcar mascavo "falso" que na verdade é tão processado quanto o açúcar cristal e é banhado com o melaço (conforme o cliente também explicou) https://casadaju.wordpress.com/2014/10/13/cuidado-com-o-acuc...
Mario Freitas Feb 1, 2022:
Contexto Percebam que a próxima frase é "It's brown sugar, but not brown sugar with molasses".
Portanto, o Cláudio está sugerindo a tradução "o açúcar de cana é o açúcar mascavo, mas sem o melaço", o Robert sugere "o açúcar demerara é o açúcar mascavo, mas sem o melaço" e outros estão sugerindo "o açúcar mascavo é o açúcar mascavo, mas sem o melaço". Qual seria a melhor opção? Certamente não a terceira. O texto diz claramente que NÃO é açúcar mascavo. Basta interpretar corretamente.
Por isto eu sempre repito: o tradutor precisa traduzir a mensagem, a ideia, nunca o texto.
Mario Freitas Feb 1, 2022:
Açúcar de cana Gente, lá na gringolândia o açúcar é feito de beterraba, não de cana. Eles estão especificando que é açúcar de cana. Logo na próxima frase, já explicam que é um tipo de açúcar mascavo, portanto, na primeira ocorrência, conforme o contexto, tem que ser "açúcar de cana".
O G V Jan 31, 2022:
sem conhecer o mercado de cor, acho que que açúcar mascavo corresponde com o que se denomina integral em outros países, quer dizer, o açúcar de cana não teria porque ser no caso esse mascavo ou integral (que contem todos os ingredientes sem refinar)
Também há outras variedades mais refinadas que podem variar de cor de um dourado tipo demerara ao branco do (açúcar) cristal.
seria essencial ver uma imagem ou melhor ainda conhecer o procedimento de fabricação e ver se há algo equivalente
Aline Brito (asker) Jan 31, 2022:
Pedido de mais informações Olá, pessoal. Muito obrigada por todas as sugestões e comentários! Mandei nova mensagem ao cliente mencionando alguns pontos e pedindo mais informações. Aguardarei o retorno antes de decidir qual é o termo mais apropriado.
Thais Janoti Jan 31, 2022:
O açúcar mais saudável usado em receitas naturais é o açúcar mascavo mesmo.

Como o público-alvo é do Brasil, eu acho um pouco estranho explicar que é "açúcar de cana", porque o público já espera que seja de cana (para um público de fora, o açúcar de beterraba pode ser o mais comum, mas para nós não).

Eu traduziria como "açúcar mascavo" ou "açúcar demerara" (que também é usado em receitas mais naturais) se a ideia é apresentar uma receita saudável, mas o mais simples é traduzir como "açúcar" e aí cada leitor prepara a receita com o açúcar que preferir.

Obs: pela descrição do cliente, é com certeza mascavo (que é um pó marrom) ou demerara (que são cristais dourados), mas para ter certeza de qual dos dois colocar na tradução, manda uma foto deles para o cliente (:

O G V Jan 31, 2022:
açúcar de cana is the most faithful option to the source text and seems clear to the reader, would that point of colour be clear?
i.e. that it is brown (marrom)
Juliana Moretto Jan 31, 2022:
O brown sugar (açúcar mascavo) é um dos tipos de sugar cane (açúcar da cana)
na referência é descrito: o açúcar mais bruto (mascavo) vai se transformando em outros açúcares mais refinados, se tornando mais claro, com a retirada do melaço.

It's **brown sugar**, but not brown sugar with molasses >>> se tirar todo o melaço do açúcar ele fica o açúcar de cana branco/ claro.

https://www.healthline.com/nutrition/brown-sugar-vs-white-su...

Pode também ser o açúcar cristal! Já que depois de retirado todo melaço ele é açúcar cristal, e depois só é moído e vira açúcar comum branco fino. Mas dai talvez em inglês seria granulated sugar? https://www.linguee.com.br/portugues-ingles/traducao/açúcar ...

Veja se é isso ! :D
Matheus Chaud Jan 31, 2022:
@Aline Obrigado pela confirmação, Aline!
Alterei só os idiomas então.
Juliana Moretto Jan 31, 2022:
Brown sugar Oi Aline!
Açúcar mascavo, então

https://inglesgourmet.com/2015/05/25/diferenca-entre-light-b...

Eles não tem mascavo no vocabulário deles acredito, e por isso usam Brown. Acredito nisso, abraço!

Cane Sugar (como foi o termo solicitado): açúcar
Aline Brito (asker) Jan 31, 2022:
Olá, Matheus. O termo utilizado pelo cliente é "cane sugar", e eu gostaria da tradução do inglês para o português.
Matheus Chaud Jan 31, 2022:
Idiomas e termo em dúvida Aline, favor confirmar duas informações: o termo a ser traduzido e os idiomas.
Tenho a impressão que o termo é "brown sugar" (em vez de "sugar cane"), e os idiomas seriam inglês para português. Entendi certo?
Preciso editar a pergunta para que ela não tenha que ser removida.
Obrigado e qualquer dúvida estamos à disposição :)

Matheus
ProZ.com Moderator

Proposed translations

+2
4 horas
Selected

açúcar demerara (raw sugar)

cane sugar => açúcar demerara => raw sugar

O que é açúcar tipo demerara?
Image result for define "açúcar demerara"
Ele é um açúcar de grãos maiores, crocantes e amarronzados, originário da Guiana, na América do Sul —-Demerara é o nome de uma região do país. Muitos o confundem com o açúcar mascavo, pela aparência, mas são alimentos diferentes. Ele é extraído logo após o cozimento do caldo da cana, sendo um açúcar mais bruto.Jul 1, 2019
O açúcar demerara é mais saudável que o refinado? Entenda ...
https://www.uol.com.br › redacao › 2019/07/01 › o-ac...

What is difference between brown sugar and cane sugar?
Organic cane sugar is not like brown sugar, which is white sugar with molasses thrown back in. The light color of organic cane sugar is comparable to turbinado or “raw” sugar, a sign that it is less processed compared to other wholesome sweeteners such as muscovado and molasses.

Organic Cane Sugar vs Other Sweeteners - Smarty Pants ...
https://www.smartypantsvitamins.com › blogs › articles
Peer comment(s):

agree Simone Taylor : Concordo que tenha de se verificar se é demerara ou mascavo pode ser qualquer um dos dois com a descrição. tem de perguntar ao cliente se é raw.
13 horas
agradeço
agree Mario Freitas : Simone, o texto está dizendo claramente que não é o açúcar mascavo. Pode ser demerara ou não. É simplesmente açúcar de cana e não de beterraba.
19 horas
agradeço
Something went wrong...
2 KudoZ points awarded for this answer. Comment: "Apesar do açúcar utilizado na receita original não ser o demerara, decidimos que ele seria a melhor opção para o público do Brasil, pois ele: é de cana, não é branco e contém pouco melaço, além de ser uma das opções mais saudáveis disponíveis (que eram as especificações definidas pelo cliente). Obrigada."
6 minutos

Açúcar cristal

Seria o açúcar cristal?
Pelo que consegui encontrar de referência de imagens da cane sugar, é o que mais se parece.
Note from asker:
Obrigada pela contribuição, mas me parece que açúcar cristal é branco e o cliente disse que o produto é "brown", que pode ser interpretado como tons de marrom ou dourado.
Something went wrong...
+1
10 minutos

Açúcar

Cane sugar: Para o português brasileiro apenas açúcar basta. Nós não temos o costume de usar açúcar de Beterraba. E se fosse esse o caso colocaríamos no texto "açúcar de beterraba"

Usei a referência que você colocou
Note from asker:
Obrigada pela contribuição, mas nosso açúcar comum é branco e o cliente disse que o produto é "brown", que pode ser interpretado como tons de marrom ou dourado.
Peer comment(s):

agree Thais Janoti : Concordo! Seria muito estranho uma receita para brasileiros explicar que o açúcar é de cana; acho que eu ficaria muito confusa se visse uma receita assim haha
5 horas
Concordo, Thais. Obrigada.
Something went wrong...
+8
1 hora

açúcar de cana

:)
Peer comment(s):

agree O G V : es la opción más fiel al texto de origen y parece clara para el lector, ¿ese matiz del color, quedaría claro?
1 hora
por supoesto!:) Si el color varia con el tiempo de produción
agree Sergio Carré
2 horas
obrigado
agree Nick Taylor
2 horas
obrigado
agree Iago Medeiros
3 horas
obrigado
agree Mariana Gutierrez
5 horas
obrigado
agree Mario Freitas : Pra que complicar, né?
7 horas
obrigado
agree Oliver Simões : Se o cliente já disse que é feito de “sugar cane””, só pode ser açúcar da cana, né gente?
10 horas
pois é:)
agree MARCOS BAZILIO
21 horas
obrigado
neutral Thais Janoti : Fica confuso para brasileiros dizer que é de cana. A Simone fez um comentário certíssimo "para o Brasil não precisa especificar que é de cana, precisa especificar o contrário, se não for."
22 horas
eu acho que precisa, tem o açúcar de beterraba e talvez outros - obrigado
Something went wrong...
1 hora

açúcar orgânico

Me parece que seria esta a opção, pois apesar de parecer com o demerara e mascavo, leva um outro nome, pois tem a sua particularidade
Something went wrong...
+4
2 horas

açúcar mascavo de cana-de-açúcar

Boa tarde, Aline!

O Cane Sugar, em tese seria nosso açúcar normal, considerando que o que consumimos tende a ser feito da própria Cana-de-açúcar.
Porém, nesse caso, costuma-se referir a um açúcar de cana minimamente processado, que seria de fato um açúcar mascavo - que aqui no Brasil é produzido somente da cana, por isso a falta de uma definição exata que englobe as formas de "brown sugar".
Conforme explicado no site mencionado por seu cliente, existem várias formas de "Cane Sugar", sendo não refinado, porém processado - vide açúcar demerara -, puro - que seria a mais pura forma de açúcar mascavo - e refinado - o açúcar 'normal' ou de confeiteiro.
O que ele se refere nesse caso é ao puro açúcar mascavo feito exclusivamente da cana-de-açúcar. Ao meu entendimento, o "brown sugar" é referido àqueles que também são produzidos de "sugar beets", por isso, apesar de ser uma forma de brown sugar, a especificidade da diferenciação do termo é sua origem.
Peer comment(s):

agree Bartira Galati : acabo de escreve o mesmo! rsrs apaguei
1 min
agree Paulo Melo : também acho que é açúcar mascavo
12 minutos
neutral Juliana Moretto : O cliente especificou que não tem melaço no açúcar
13 minutos
neutral Nelson Soares : Deveria ter lido a especificação do cliente
28 minutos
agree Christine Magalhães
3 horas
agree Simone Taylor : Concordo com mascavo mas para o Brasil não precisa especificar que é de cana, precisa especificar o contrário, se não for.
14 horas
Something went wrong...
7 dias

açúcar mascavo (claro ou escuro)

Dependendo da receita eles geralmente pedem por "light brown sugar" ou "dark brown sugar", mas nesse caso ele só falou o que tenha menos "molasses" pelo que entendi. O claro tem menos "molasses" e o escuro tem mais e isso altera a receita pois quanto mais "molasses" mais os cookies ficam naquele ponto mais mole dentro que eles chamam de "chewy".
Something went wrong...

Reference comments

11 horas
Reference:

Cane sugar vs. brown sugar

The difference between Cane Sugar and Brown Sugar is that: Cane Sugar is extracted from cane juice which involves boiling and filtration process while still retaining its natural moisture and molasses. It’s still at its rawest form that’s why it’s considered organic. While the Brown Sugar also goes through the same process, the difference is it’s being refined after filtration until it crystallizes. It has a little bit of molasses content left which explains its brown color.
https://substitutecooking.com/cane-sugar-vs-brown-sugar/
Something went wrong...
Term search
  • All of ProZ.com
  • Pesquisa de termos
  • Trabalhos
  • Fóruns
  • Multiple search